segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Antes de Partir - Colleen Oakley


Título: Antes de Partir
Autora: Colleen Oakley
Editora: Bertrand Brasil
Paginas: 322



Antes de partir me chamou a atenção primeiramente pela capa e depois pela sinopse, e eu de imediato, sabia que ele seria um livro inesquecível. 

Daisy, é uma jovem de 27 anos que venceu o câncer de mama. Agora, três anos depois ela se vê diante da notícia de que o câncer não só voltou, como tomou conta de várias partes do seu corpo e que seu diagnostico segundos os médicos, é irreversível. Qualquer tratamento que ela faça, irá apenas prolongar sua vida em alguns meses, mas não vai curá-la. 

Ela mergulha então em estágio de dor, negação, depressão. Mas acima de tudo, ela se preocupa com seu marido Jack: Como ele vai ficar depois que ela se for? Quem vai arrumar a casa e cuidar dele como ela faz hoje? E é assim que ela passa vários dos seus dias tentando encontrar uma possível esposa para ele. Mas aí a questão surge: ela quer ter certeza que ele vai ser feliz depois que ela morrer, mas, no entanto, ela não deveria estar passando seus últimos dias ao lado do homem que amava? Aproveitando cada segundo de tempo que ainda tinha?

Por muitas vezes eu questionei as atitudes da protagonista, mas também me colocava no lugar dela, e sinceramente, não sei como seria minha reação. Quão difícil é saber que você tem apenas alguns meses de vida, e o que deve fazer para aproveitar da melhor forma possível? Conforme avancei na leitura e conheci mais sobre a personalidade da Daisy, eu entendi o lado dela. Ela é forte, e apesar de tudo, não se deixa abater.

Antes de partir não é apenas um livro sobre câncer, é sobre sentimentos, aceitação da morte. Sobre amor, família e amizade. Uma leitura leve e rápida, apesar do tema delicado e com uma escrita encantadora. Indico para aqueles leitores que apreciam uma leitura comovente, que arranca lágrimas, mas que sempre nos traz algum tipo de ensinamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário